Trecho (capítulo 5)... de um livro com edição de 1961... escrito por um médico decano da Faculdade de Lima Linda California EUA...
Dr. Haroldo Shryock-autor de
A felicidade conjugal😊'
A moça e seus problemas 😃😃
O moço e seus problemas😂😂
Avenidas da Saúde.. página 45 a 51
Por que não é o apetite guia seguro para sabermos quais são os melhores alimentos? Que modernos progressos se fizeram nos alimentos preferidos? Quais são alguns de nossos erros alimentares permanentes? Qual é o perigo de usar grandes quantidades de açúcar? Que dois princípios gerais nos guiam para escolher regime alimentar adequado? Que se entende pelos sete grupos alimentares básicos? Qual é o valor nutritivo do leite? Economicamente falando, que plano alimentar produz o maior valor nutritivo?
Em muitos casos da vida animal, o apetite e um guia seguro para a escolha da melhor especie de alimentos. Mas nao ocorre assim com o homem. O apetite neste caso pode chegar a perverter-se tanto que os alimentos pelos quais clama, lhe sejam prejudiciais.
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
Uma maneira fácil de garantir regime adequado e assegurar -se de que no cardápio haja todos os dias um pouco dos seguintes grupos alimentares basicos:(1)hortaliças verdes e amarelas; (2)frutas cítricas, tomate e saladas verdes; (3)outras frutas e hortaliças; (4)leite e produtos lácteos, excluindo a manteiga; (5)ovos, frutos oleaginosas, legumes secos; (6)pão e cereais (integrais); (7)manteiga ou margarinas
1. Hortaliças verdes e amarelas. Este grupo e especialmente importante do ponto de vista da nutrição por motivo do alto conteúdo de vitamina A. Muitos dos alimentos pertencentes a este grupo são também valiosas fontes de vitamina C.
2. Frutas cítricas, tomate e saladas verdes. Estes alimentos são importantes devido ao seu conteúdo de vitamina C. Graças aos modernos métodos de venda, estes produtos são facilmente acessíveis. As frutas cítricas e o tomate e seus respetivos sucos, podem ser acondicionados sem perda apreciável da vitamina C.
3. Outras frutas e hortaliças. Uma grande variedade de frutas e hortaliças se torna desejável no regime alimentar, não só porque são agradáveis e seu uso diminui a tendência para a obesidade, mas também porque são fontes excelentes de diversas vitaminas e minerais. Tanto do ponto de vista económico como também da nutrição, e aconselhável fazer uso abundante de frutas e hortaliças da própria estação; e também durante O resto do ano, conservadas e enlatada, das mais econômicas
4. Leite e produtos lácteos, excluindo a manteiga. O leite é nossa melhor e mais adequada fonte de cálcio e rivoflavina, dois elementos que com muita frequência não chegam a satisfazer o requisito ótimo do corpo por sua escassez no regime dietético moderno dos países civilizados. O cálcio e um constituinte muito importante mesmo para os adultos. Muito mais importante é o, porém, para a criança em crescimento, que necessita de uma quantidade adequada de cálcio para a formação de seus ossos. No regime dietético de nossos países americanos O leite e a principal Fonte de cálcio. Contém ele todas as vitaminas conhecidas. Certo e que todas podem ser obtidas de outros alimentos. Mas as vitaminas contidas no leite servem de bom suplemento para as vitaminas que se conseguem de outros alimentos. Além disso, encontram-se em proporção equilibrada.
Uma das maiores vantagens que o leite oferece e a sua proteína. A proteína do leite e especialmente adaptada às necessidades da criança em crescimento. No que tange ao quadro geral do regime alimentar, as proteínas do leite servem para compensar as deficiências das proteínas dos cereais. Os cereais sos não contém todos os elementos proteicos necessários a saúde. Com o acréscimo do leite, porém, fácil e obter uma provisão de proteínas bem equilibrada sem o uso da carne. O leite contém, além disso, um carboidrato simples que é a lactose. A gordura contida no leite vem em forma naturalmente emulsionafa e, portanto, facilmente digerivel.
5. Ovos, frutos oleaginosos, legumes secos. Estes são alimentos com alto conteúdo de proteínas. A proteína e necessária para a formação e reparação dos tecidos. Entretanto, variam as opiniões quanto a quantidade de proteínas que deve ser incluída todos os dias no cardápio. Assim como ocorre em outros assuntos onde as opinioes diferem, nesta matéria e
sem dúvida prudente adotar um meio termo. A quantidade maior de proteínas, pelo que advogam alguns, e evidentemente desnecessária, e com o tempo pode sobrecarregar os órgãos da eliminação. Os vegetarianos mantém excelente saúde sem o uso da carne Verde, de peixes ou de aves.
Peso por peso, O regime isento de carne, que se componha de leite, cereais, hortaliças, frutos oleaginosos e frutas, proporciona o maior teor em valor nutritivo. Tal regime contém todos os elementos essenciais, inclusive as vitaminas e os minerais.
6. Pão e cereais (integrais)São os graos e cereais os que sofreram a maior perda de vitaminas e minerais, devido aos modernos processos de refinação. Mas a prática recente de alguns paises, de restaurar nas farinhas e paes alguns de seus constituintes com a inclusão de vitaminas e minerais, tornou-os menos objetaveis . Do ponto de vista da nutrição sã.. porém.. os cereais sem refinar são ainda muito melhores que os produtos enriquecidos. Os grãos fornecem muitos dos constituintes protéicos essenciais, mas não contém alguns dos componentes necessários a uma proteína completa, chamados aminoácidos. Os cereais constituem a fonte mais acessível de energia.
7. Manteiga e margarina. A gordura e fonte valiosa de energia, especialmente adequada para quem exerce atividade física. Mas outros elementos alimentares, tais como os hidratos de carbono, podem ser convertidos em gordura dentro dos tecidos do corpo. Um dos maiores benefícios que produz a manteiga é seu alto conteúdo de vitamina A. Em anos recentes, a margarina foi enriquecida com o acréscimo de vitamina A na proporção semelhante a da manteiga.
Em conclusão, bem oportuna e uma frase bíblica que exprime da melhor maneira a desejável atitude que nos ha de reger na escolha de alimentos. As pessoas que tratam de conseguir eficiência boa saúde, são as que "comem a tempo, para refazerem as forças e não para bebedice"(eclesiaste 10, 17)Assim, pois, devemos permitir que nosso bom senso, e não o nosso apetite pervertido governe a escolha dos alimentos que tomamos.


.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
Comentários
Postar um comentário