Pular para o conteúdo principal

Que alimentos sao os melhores?

 Trecho (capítulo 5)... de um livro com edição de 1961... escrito por um médico decano da Faculdade de Lima Linda California EUA... 

Dr. Haroldo Shryock-autor de 

A felicidade conjugal😊' 

A moça e seus problemas 😃😃

O moço e seus problemas😂😂

Keila Cristina.. Maio 2022




Avenidas da Saúde.. página 45 a 51

Por que não é  o apetite guia seguro para sabermos quais são os melhores alimentos? Que modernos progressos se fizeram nos alimentos preferidos? Quais são alguns de nossos erros alimentares permanentes? Qual é o perigo de usar grandes quantidades de açúcar? Que dois princípios gerais nos guiam para escolher regime alimentar adequado? Que se entende pelos sete grupos alimentares básicos? Qual é o valor nutritivo do leite? Economicamente falando, que plano alimentar produz o maior valor nutritivo? 

Em muitos casos da vida animal, o apetite e um guia seguro para a escolha da melhor especie de alimentos. Mas nao ocorre assim com o homem. O apetite neste caso pode chegar a perverter-se tanto que os alimentos pelos quais clama,  lhe sejam prejudiciais. 
A nutrição humana chegou a ser uma ciencia. E com este aumento do conhecimento  adquirimos uma compreensão dos defeitos do regime alimentar  sobre o estado de saúde da pessoa e ainda sobre a maneira de viver. Um bom regime inclui muito mais que uma quantidade adequada de calorias. Mesmo quando há ampla margem de segurança dentro da qual o homem pode fazer oscilar seu cardápio quotidiano, há também certos requisitos alimentares basicos que devem ser cumpridos a fim de assegurar  saude abundante. 
Com o desenvolvimento da ciencia da nutrição produziu-se apreciável progresso na compreensão  que o público possui das necessidades do organismo. Os paises civilizados estão ainda bastante  distanciadas do ideal. Muitas pessoas não gozam a vida  abundante que vem em resultado  da boa saúde, simplesmente  porque chegaram a ser descuidados ou negligentes na escolha do alimento. Calcula-se que a metade da população dos Estados Unidos  tem problemas  maiores ou menores devido a nutrição deficiente. Apesar da persistente indiferença  da parte de muitas pessoas pelas necessidades  de nutrição  do organismo humano, a opinião popular  progrediu nos anos recentes. Faz 50 anos o pão branco era única espécie de pão que se podia conseguir  nas padarias. O arroz polido era a única espécie considerada agradável ao paladar. A variedade  de alimentos  era definidamente  limitada, especialmente  durante os meses do inverno. 
Hoje em dia não se precisa ponderar o uso do pão integral, e muitas pessoas o preferem. Muitos alimentos refinados  foram melhorados pelo acréscimo de vitaminas e sais minerais. Existe procura  crescente de arroz integral. Com os métodos melhorados para o transporte e a refrigeração, na maior parte das localidades e durante o ano todo,  há acesso a uma excelente  variedade de alimentos. 
Mas os países civilizados, ainda tem seus erros alimentares prediletos. Em alguns países, como os Estados Unidos, continua a usar-se mais açúcar que o aconselhável. Dentro dos limites  da moderação, o açúcar, em si, pode não ser prejudicial. Mas o açúcar fornece grande quantidade de calorias sem prover as vitaminas e os sais minerais de que o organismo humano necessita. Quando se provê, por meio do açúcar, grande parte da proporção dos requisitos  calóricos do organismo, reduz-se a quantidade de outros elementos inclusos no regime alimentar. Assim, ha uma redução total no consumo de vitaminas e minerais, pois o açúcar refinado  carece dos mesmos. 
Pode ser que sejais de tal temperamento que não gostaria de ser  molestado com as minúcias de vossas próprias necessidades alimentares. Tal indiferença, no entanto, é desafortunada, porque, devido a essa negligência  em matéria de alimentação, podeis prejudicar seriamente a eficiência, a boa saúde, bem  como a atitude para com a vida . Em outros assuntos reconhecemos a importância de fornecer boa matéria prima. Na indústria, a qualidade do produto depende da qualidade  da matéria prima empregada  em sua manufatura. Na economia animal, o proveito e inteiramente proporcional à atencao e ao cuidado prodigalizados ao regime  dietético. Mesmo no campo da mecânica, como medida conveniente do ponto de vista simplesmente económico, damos considerável  atenção à  quantidade de combustível e ao lubrificante, e reparamos as partes gastas. Por que haveriamos de ser negligentes, pois, quanto às necessidades  da nutrição do organismo humano, quando existe  uma relação  comparável entre a qualidade  dos alimentos, por uma parte, e nossa eficiência e estado de saúde, pela outra? 
Para as pessoas que não gostam de ser importunadas com as minúcias, existem dois princípios gerais que, se forem seguidos, servirão para assegurar um regime alimentar  ótimo. O primeiro consiste em evitar porções grandes de alimentos refinados. Os alimentos refinados foram parcial ou totalmente privados de seu conteúdo vitamínico e mineral. Devido a que as vitaminas e os minerais são tao essenciais para o mantenimento da boa saúde, os alimentos refinados  sao deficientes como fonte de nutrição. 
O  segundo princípio guiador exige variedade na alimentação. A segurança em matéria alimentar consiste em variar os alimentos de uma refeição para a outra e de um para o outro dia. O leite é o alimento que mais se aproxima da perfeição. Mas mesmo o leite  nao e adequado como regime alimentar exclusivo. Muitos alimentos fornecem apenas uns poucos  dos numerosos constituintes do corpo. Portanto, quando a pessoa condescende com que o hábito lhe dite o regime alimentar, está em perigo de omitir alguns dos elementos alimentares desejáveis ou mesmo essenciais 

Uma maneira  fácil de garantir  regime adequado e assegurar -se de que no cardápio haja todos os dias um pouco dos seguintes grupos alimentares  basicos:(1)hortaliças  verdes e amarelas; (2)frutas cítricas, tomate e saladas verdes; (3)outras frutas e hortaliças; (4)leite e produtos  lácteos, excluindo a manteiga; (5)ovos, frutos oleaginosas, legumes secos; (6)pão e cereais (integrais); (7)manteiga  ou margarinas 

1. Hortaliças verdes e amarelas. Este grupo e especialmente importante do ponto de vista da nutrição por motivo  do alto conteúdo de vitamina A. Muitos dos alimentos pertencentes a este grupo são também valiosas fontes de vitamina C. 


2. Frutas cítricas, tomate e saladas verdes. Estes alimentos são importantes devido ao seu conteúdo  de vitamina C. Graças aos modernos  métodos de venda, estes produtos são facilmente acessíveis. As frutas cítricas  e o tomate e seus respetivos sucos, podem ser acondicionados sem perda apreciável da vitamina C. 
3. Outras frutas e hortaliças. Uma grande variedade de frutas e hortaliças se torna desejável no regime alimentar, não só porque são agradáveis e seu uso diminui a tendência para a obesidade, mas também  porque são fontes excelentes de diversas vitaminas e minerais. Tanto do ponto de vista económico como também da nutrição, e aconselhável  fazer  uso abundante de frutas  e hortaliças da própria estação; e também durante  O resto do ano, conservadas e enlatada, das mais econômicas

4. Leite  e produtos lácteos, excluindo a manteiga. O leite é nossa melhor e mais adequada fonte de cálcio e rivoflavina, dois elementos que com muita frequência não chegam a satisfazer o requisito ótimo do corpo por sua escassez  no regime dietético moderno  dos países civilizados. O cálcio e um constituinte muito importante mesmo para os adultos. Muito mais importante  é o, porém, para a criança  em crescimento, que necessita de uma quantidade  adequada de cálcio para a formação de seus ossos. No regime dietético de nossos países americanos  O leite  e a principal  Fonte de cálcio. Contém ele todas as vitaminas  conhecidas. Certo e que todas podem ser obtidas de outros alimentos. Mas as vitaminas contidas  no leite servem de bom suplemento  para as vitaminas que se conseguem de outros alimentos. Além disso, encontram-se em proporção equilibrada. 

Uma das maiores vantagens que o leite  oferece  e a sua proteína. A proteína do leite e especialmente adaptada às necessidades  da criança em crescimento. No que tange  ao quadro geral do regime alimentar, as proteínas do leite servem para compensar as deficiências das proteínas  dos cereais. Os cereais sos  não contém todos os elementos proteicos necessários a saúde. Com o acréscimo do leite, porém, fácil e obter uma provisão de proteínas bem equilibrada sem o uso da carne. O leite contém, além disso, um carboidrato simples que é a lactose. A gordura contida no leite vem em forma naturalmente emulsionafa e, portanto, facilmente digerivel. 


5. Ovos,  frutos oleaginosos, legumes secos. Estes são alimentos com alto conteúdo  de proteínas. A proteína e necessária para a formação e reparação  dos tecidos. Entretanto, variam as opiniões quanto a quantidade de proteínas que deve ser incluída todos os dias no cardápio. Assim como ocorre  em outros assuntos onde as opinioes diferem, nesta matéria e 
sem dúvida prudente  adotar um meio termo. A quantidade  maior de proteínas, pelo que advogam alguns, e evidentemente desnecessária, e com o tempo pode sobrecarregar os órgãos da eliminação. Os vegetarianos mantém excelente saúde sem o uso da carne Verde,  de peixes ou de aves. 
Peso por peso,  O regime isento de carne, que se componha de leite,  cereais, hortaliças, frutos oleaginosos e frutas, proporciona o maior teor em valor nutritivo. Tal regime contém todos os elementos  essenciais, inclusive as vitaminas e os minerais. 


6. Pão e cereais  (integrais)São os graos e cereais os que sofreram a maior perda de vitaminas e minerais, devido aos modernos processos de refinação. Mas a prática recente de alguns paises, de restaurar nas farinhas  e paes alguns de seus constituintes com a inclusão de vitaminas  e minerais, tornou-os menos objetaveis . Do ponto de vista da nutrição sã.. porém.. os cereais  sem refinar são ainda muito  melhores que os produtos enriquecidos. Os grãos fornecem muitos dos constituintes   protéicos essenciais, mas não contém alguns dos componentes necessários a uma proteína  completa, chamados aminoácidos. Os cereais constituem a fonte  mais acessível de energia. 


7. Manteiga e margarina. A gordura e fonte valiosa de energia, especialmente adequada para quem exerce atividade física. Mas outros elementos alimentares, tais como os hidratos de carbono, podem ser convertidos  em gordura dentro dos tecidos  do corpo. Um dos maiores benefícios  que produz a manteiga  é  seu alto conteúdo  de vitamina  A. Em anos recentes, a margarina foi enriquecida com o acréscimo de vitamina A na proporção semelhante a da  manteiga. 
Em conclusão, bem oportuna e uma frase bíblica que exprime da melhor maneira a desejável atitude que nos ha de reger na escolha de alimentos. As pessoas que tratam de conseguir eficiência boa saúde, são as que "comem a tempo, para refazerem as forças e não para bebedice"(eclesiaste 10, 17)Assim, pois, devemos permitir que nosso bom senso,  e não o nosso apetite pervertido governe a escolha dos alimentos que tomamos. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Caculinha da mamae... o predileto mas tambem o único filho homem..

 

To namorando! Tô namorando!

 Domingo e dia de  descansar mas também de fazer coisas que a gente  gosta e por ser um dia tranquilo e que geralmente temos tempo disponível pra fazer mil coisas..lavar carro limpar quintal … fazer uma sobremesa especial..visitar alguém..fazer um passeio bacana..enfim escolha a sua programação de domingo e divirta-se!! Eu aos domingos gosto de namorar e estou namorando e muito apaixonada por esse automóvel que considero espetacular!!Ja conhecem o Trollen??Jeep e apaixonante  e tem vários modelos e marcas.. e com o Trollen eu me envolvi.. namoro ele e não adianta ver vídeos e informações de outros carros.. são igualmente bonitos mas e pessoal meu envolvimento com ele..Vamos namorar? ? https://youtu.be/m20zHndZ-B8?si=CNxFcYdJZmln6NMH