Hora do chá
A hora do chá é um momento bom do dia. Há tempos li um livro que contava a estória de um monge e as visoes e desdobramentos que lhe aconteceram com descrições muito minuciosas e espetaculares que acabavam contrastando com uma rotina diária de preparação do chá, fogo para aquecer a gruta, deitar se na esteira.. e como o alimento era chá e manteiga ... achava muito curioso como aguentavam só tomar chá.(tsampa). No livro o monge considerou em algum momento ser um luxo o chá quente.. Não tenho segurança pra afirmar mas possivelmente influenciou na minha dieta tomar um chá no lugar do jantar.. me lembro do monge e fico firme.. acalma e espanta o que parece ser fome.
Acabei conhecendo uma variedade enorme de chás. Tradicional na minha infância e adolescência : o mate torrado.. Então no inicio da 'reeducacao alimentar' comecei com o cha verde.. muito agradavel.. porem quando a dieta esta muito variada de ingredientes podem acontecer combinacoes com o cha verde que não fazem muito bem.. parei de tomar o cha verde depois de tomar muitas caixinhas de sachês combinados.. com morango..chá Preto.. abacaxi.. ervas.. hortelã.. gengibre.. limão .. e iniciei a erva mate verde que é o chimarrão.. toda empolgada com o copo de chimarrão de Gaúcho.. bomba.. e garrafa térmica.. por muito tempo.. um litro por dia.. quente ou frio.. em torno de um ano consumindo diariamente.. e atualmente tomo esporadicamente .. mas continuo tomando com melhor seleção do tipo para cada situação e necessidade..
Agora eu posso falar sobre o cha porque substitui uma refeição e me alimenta.. diria que o monge tinha razão.. e qualquer que seja a indicação.. digestão.. emagrecimento desintoxicação... antigripal.. depurativo.. descongestionante.. o chá tem uma atuação que é decisiva.. . chás funcionam realmente.. por isso algum cuidado com dosagens e misturas inadequadas.. Funciona bem também pensar no monge.. Ele, além de um espírito elevado, não se alimentou por um longo período.. quer dizer.. alimentando-se menos é mais indicado.
Comentários
Postar um comentário